(92) 3641-1142
7h às 17h30
R. Fagundes, 62 - Cidade Nova, Manaus - AM, 69095-100

A ciência de exatas, assim como as outras ciências, exige um método próprio de estudo. Isso significa que estudar matemática nunca será igual a estudar história, assim como estudar língua portuguesa nunca será igual a estudar química.

E para vencer esse desafio, nada melhor que conhecer algumas dicas para estudar melhor as disciplinas de exatas. Abaixo, separamos algumas estratégias que ajudam!

1. Praticar constantemente

A professora de matemática do Colégio Maria Angelim, Geovana Torres, enfatiza a importância do hábito de praticar resoluções que envolvem cálculos: “Nunca estude apenas lendo, treine o conteúdo através da resolução de exercícios. Não deixe as dúvidas passarem, pergunte sempre ao professor. Muita atenção a matemática básica, lembre-se que ela é cumulativa. E tenha sempre uma rotina de estudo!”

Além disso, praticar os comandos do raciocínio lógico no exercício ajuda a resolver cálculos de todos os níveis. Quanto mais eficiente for o tempo de estudo, maior a precisão de acerto. 

Portanto, é importante certificar-se em quais pontos necessitam maior aprimoramento ou aprofundamento durante os estudos.  

2. Interpretação de texto

Para resolver problemas que envolvem números, primeiro procure entender o enunciado da questão e o seu real objetivo. O domínio da língua portuguesa e da interpretação textual também são muito importantes. Sempre pergunte a si: O que o exercício quer? Não despreze a interpretação do enunciado. Muitos alunos conhecem afundo os conteúdos de matemática e física por exemplo, mas não conseguem resolver as questões, isto porque não entendem o que o exercício está pedindo.

 3. Encaixe as exatas no seu dia a dia

Há muitas maneiras de aprender e, investindo em algumas delas, você pode otimizar todo o processo. Portanto, além de somente estudar pelos livros didáticos e resolvendo exercícios, tente combinar o aprendizado com os eventos do cotidiano, seja ao calcular percentuais de desconto em lojas ou uma ida ao supermercado. Logo, em vez de correr para calculadora, tente fazer os cálculos você mesmo!

 4. Matérias exatas são cumulativas

Você deve primeiro entender qual é a base dos conceitos, como adição, subtração, divisão e, em seguida, prosseguir com o estudo de fórmulas mais complexas. Então, se você está enfrentando certa dificuldade para compreender algo, talvez seja necessário voltar um pouco para entender melhor um assunto.

5. Tire todas as suas dúvidas

“A dúvida permite extrair um núcleo de certeza, que cresce a medida que ela se radicaliza: É indubitável que, se duvido, penso.” René Descartes

Ao concluir exercícios, provas ou simulados, coloque um ponto de interrogação nas questões que você não conseguiu resolver. Ao corrigir os exercícios, tire suas dúvidas e resolva novamente as questões que mais teve dificuldade. Não se deixe abalar pelos erros. Quanto mais erros você cometer e perceber após as autocorreções, mais você irá assimilar, tenha certeza disso.
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress