(92) 3641-1142
7h às 17h30
R. Fagundes, 62 - Cidade Nova, Manaus - AM, 69095-100

O desfralde na educação infantil

O Colégio Maria Angelim está com uma grande novidade para 2022. A partir de agora, começaremos a atender crianças com 2 anos de idade (infantil II), com toda estrutura, qualidade e segurança que o Maria Angelim oferece aos demais alunos. Sabemos que a maioria dos alunos iniciam a vida escolar nessa fase. Portanto, a primeira escola é onde a criança precisa se sentir mais motivada a crescer e se desenvolver, pois o que ela vivencia no ambiente escolar refletirá na sua vida futura, em outras disciplinas e fases. Nosso objetivo é promover esse contato inicial com o aprendizado escolar, por meio de um ensino lúdico, considerado super importante para as fases iniciais dos pequenos.

A partir dessa idade, a criança é estimulada a desenvolver de forma integral o aspecto físico, psicológico, intelectual e social, de modo a complementar a ação da família e da comunidade. Atrelado a esses fatores, um momento de grande conquista que pode ser obtido nessa fase é o DESFRALDE, caminho que representa uma conquista de autonomia da criança, considerado pelos estudiosos e profissionais da primeira infância como um momento de descobertas, quando a criança toma consciência de suas capacidades de controle e de seu corpo.

O que é o desfralde?

O desfralde corresponde ao momento em que a criança está pronta para abandonar as fraldas e controlar adequadamente os esfíncteres (músculos) que impedem a eliminação de urina e fezes de forma involuntária. Crianças a partir de dois anos de idade começam a reconhecer melhor o seu próprio corpo e ter algumas noções a respeito de independência. É justamente por esse motivo que após os 2 anos e meio de idade a maioria das crianças estarão prontas para deixar definitivamente as fraldas.

Entrevista com Denise Frota – Mantenedora Escolar

Como ocorrerá o processo de desfralde na escola?

O desfralde ocorre quando a criança começa a controlar os músculos responsáveis por liberar a saída do cocô e xixi, conhecido como o “controle dos esfíncteres”. Portanto, o processo será de forma tranquila e divertida. Nos primeiros dias ou semanas, as crianças que ainda usam fraldas, deverão frequentar a escola usando a fralda. Porém, deverá ser enviado diariamente uma muda a mais de uniforme, bem como 2 a 3 cuequinhas, calcinhas e fraldas descartáveis.

Qual a importância da escola e pais iniciarem o processo do desfralde juntos?

Deverá haver um estímulo de forma mútua. Os pequenos aprendem por imitação, por isso é importante encorajar os pequenos a observar o papai ou a mamãe quando vão ao banheiro, para que eles vejam a diferença entre os hábitos. Começar o uso em casa, da cueca ou calcinha. Exceto na hora de dormir. É importante que eles comecem a conhecer o corpinho e iniciar a construção da independência.

Na escola quais os procedimentos e cuidados serão tomados?

A criança que ainda usa fralda, deverá vir diariamente de fralda. A escola fará a troca e a higienização da criança. As professoras irão conversar, contar historinhas e mostrar aos pequenos que podem usar o banheiro para suas necessidades. Também enviará aos pais comunicados sobre o processo de desfralde. E, quando for o dia “D”, faremos uma festinha de desapego das fraldas com os pequenos. Nesse dia eles se despedirão das fraldas e o processo seguirá até que todos adquiram o controle dos esfíncteres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress